Como dar limites ao seu filho sem usar a violência ?

Alguns pais ainda acreditam que, para impor limites, necessitam usar a violência.

Então, como colocar limites sem violência?

limites

É importante que os pais possam (na hora de chamar a atenção do filho) falar sempre em tom firme, tentando explicar claramente os motivos daquela ordem, sem precisar gritar, ser bruto ou agressivo.  Falar de maneira firme significa explicar claramente para a criança ou adolescente, os motivos daquela ordem. Caso contrário, a criança tentará fazer com que o pai ou a mãe ceda aos seus desejos.

Uma criança nova ou um bebê também podem começar a entender a noção de limites. É possível explicar para eles o “não” em uma linguagem que seja mais compreensível: “não brinque aí porque vai fazer dodói”.

Na hora que os pais irão precisar chamar a atenção, dar limites ao seu filho, é importante que eles não demonstrem dúvidas, que mostrem segurança e coerência no que falam. Principalmente, entrarem num consenso, se o pai ou a mãe der uma ordem, o outro não deve tirar a autoridade de quem deu a ordem. Um proíbe algo e o outro permite… Nessa disputa para ver quem manda mais, a criança não sabe a quem obedecer e ainda aprendem a manipular os pais.

Oferecer opções de escolha pode ajudar para que o filho aceite melhor aquele limite, de modo que ele possa perceber o que é viável ou não para ele.  Assim, os pais permitem que eles possam achar alternativas, talvez, mais adequadas, menos perigosas e a partir daí, poder encarar as coisas com outros olhos.

Para qualquer dúvida relacionada ao assunto, entre em contato com a nossa equipe.

 

 

Por Anne Mascarenhas

Jornalista

 

show
 
close
Psicóloga fala sobre Castigo.Você que é pai, mãe, avô, tio...Você que tem uma criança em casa, confira a entrevista via @PaiseFilhos24Hs
Visit Us On TwitterVisit Us On Google PlusVisit Us On Youtube